Gema de ovo x clara de ovo: o que é mais nutritivo?

O ovo é um dos ingredientes essenciais no preparo de certas receitas. Não é apenas um produto básico, mas também uma verdadeira fonte de proteínas e vitaminas.

Os ovos são uma grande fonte de proteínas e vitaminas, por isso os especialistas os recomendam aos atletas. Porém, a pergunta que muitas vezes surge é: qual dos dois, amarelo e branco, é mais benéfico para a saúde?

Uma contribuição proteica para o corpo com clara de ovo

A clara do ovo contém proteínas de alta qualidade que contribuem para o crescimento saudável e a regeneração dos tecidos. Também é útil na regulação das funções corporais.

Especificamente, eles contêm 4 g de proteína por apenas 17 calorias. Um ovo de tamanho médio contém 2,7 g de proteína. Este nutriente está repleto de aminoácidos essenciais para o corpo.

Quanto à gema, seu teor de proteínas é inferior ao da clara, mas também fornece outros nutrientes essenciais. Contém vitamina D, B12 e colina, que contribuem para a saúde geral.

Concentre-se no impacto dos ovos na saúde cardiovascular

As gemas são conhecidas por seu alto teor de colesterol. Para confirmar esta suspeita, foi realizado um estudo na Escola de Saúde Pública de Harvard.

Concluiu que comer até 1 ovo por dia, sem ultrapassar essa cota, não tem impacto na saúde do coração.

Se o consumo da gema for aliado a uma alimentação inadequada e a um estilo de vida ruim, pode surgir o temido risco.

Para dar alguns números, um ovo médio contém 186 mg de colesterol, enquanto a recomendação é de 300 g por dia para um adulto.

E quantos ovos devemos comer por semana?

Ao contrário da crença popular, as pessoas que comem 7 ou 8 ovos por semana gozam de boa saúde cardiovascular. É o oposto de quem limita a ingestão.

Quem segue uma dieta hipocalórica limita-se à clara de ovo, rica em proteínas. Porém, isso não é motivo para se privar da gema, que também é rica em nutrientes essenciais.

Esse alimento se presta a diversos preparos deliciosos, desde omeletes até versões cozidas. Então aproveite ao máximo.