O azeite não é apenas a gordura mais saudável utilizada na cozinha mediterrânica, mas também um produto natural muito apreciado para o cuidado da pele e do corpo. Se você pensa que esse óleo de qualidade nunca expira, você está enganado. Na verdade, pode ser uma fonte de perigo se você correr o risco de consumir azeite vencido.
Como reconhecer o azeite vencido: você não se enganará novamente
Em primeiro lugar, tal como acontece com os restantes produtos vendidos nos supermercados, o prazo de validade deve ser contado a partir da data do engarrafamento. Deve ser 18 meses após a data de extração.
No entanto, não se deve confiar nisso, pois existem vários factores que podem acelerar a deterioração do azeite. Entre eles, o método de armazenamento. Se você colocou o óleo em uma garrafa plástica, com a tampa aberta e em local não fresco, isso comprometerá a qualidade da sua gordura.
Para saber se o azeite ainda é comestível ou não, a sua referência também será a cor. Basicamente, este óleo deve ter uma cor amarelo esverdeado ou dourado brilhante. Portanto, se você notar uma cor âmbar avermelhada, ignore-a imediatamente.
Por último, cheire a sua garrafa de azeite. Se cheirar azedo, desagradável ou rançoso, é sinal de que o óleo expirou.
Os benefícios de consumir azeite
Este óleo de qualidade é uma excelente opção para temperar alimentos. É uma gordura monoinsaturada rica em triglicerídeos perfeita para o bem-estar do cérebro, mas também para o humor e a saúde da pele.
Este azeite é rico em vitamina E e fitoesteróis, que têm função antioxidante e reparadora. É um grande aliado para uma boa saúde cardíaca, mas também para prevenir problemas de colesterol.